Thomas Cranmer 1547: Trinta e Nove Artigos



Os artigos I a VIII: a fé católica

Artigo I

De fé na Santíssima Trindade

Não há senão único Deus vivo e verdadeiro, eterno, sem corpo, partes ou paixões, de infinito poder, sabedoria e bondade, o Criador e Conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. E na unidade desta Divindade há três Pessoas, da mesma substância, poder e eternidade: o Pai, o Filho eo Espírito Santo.

Artigo II

Da Palavra, o Filho de Deus, ou, o que foi feito muito homem

O Filho, que é a Palavra do Pai, teve de eterno do Pai, e do próprio Deus eterno, e de uma só substância com o Pai, tomou a natureza do homem no seio da Virgem Santíssima, de sua substância, de modo que dois naturezas perfeitas e completas, ou seja, a divindade ea humanidade, se uniram em uma pessoa, nunca mais se separarem, das quais resultou Cristo, verdadeiro Deus e homem muito, que realmente sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, para reconciliar Seu Pai para nós, e para ser um sacrifício, não só pela culpa original, mas também para todos os pecados atuais dos homens.

Artigo III

De ir para baixo de Cristo no inferno

Como Cristo morreu por nós, e foi sepultado, assim também é para ser acreditado que Ele desceu ao inferno.

Artigo IV

Da Ressurreição de Cristo

Cristo verdadeiramente ressurgiu dos mortos e tomou de novo o Seu corpo, com carne, ossos e tudo o que pertence à perfeição da natureza do homem, por isso Ele subiu ao céu, e lá está assentado, até que volte a julgar todos os homens no último dia .

Artigo V

Do Espírito Santo

O Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é da mesma substância, majestade e glória com o Pai e com o Filho, verdadeiro e eterno Deus.

Artigo VI

Da suficiência da Sagrada Escritura para a Salvação

Sagrada Escritura containeth todas as coisas necessárias para a salvação: a fim de que tudo o que não é lido nele, nem pode ser provado por este motivo, não deve ser exigido de qualquer homem, que deve ser acreditado como um artigo de fé, ou ser pensado requisito ou necessário para a salvação.

Em nome da Sagrada Escritura, entendemos os livros canônicos do Antigo e Novo Testamento, de cuja autoridade nunca foi qualquer dúvida na Igreja.

Dos nomes e número dos livros canônicos.

Gênesis.
Êxodo.
Levítico.
Números.
Deuteronômio
Josué.
Juízes.
Ruth.
O Primeiro Livro de Samuel.
O Segundo Livro de Samuel.
O Primeiro Livro dos Reis.
O Segundo Livro dos Reis.
O primeiro livro de Crônicas.
O segundo livro de Crônicas.
O Primeiro Livro de Esdras.
O Segundo Livro de Esdras.
O Livro de Ester.
O Livro de Job.
Salmos.
Os Provérbios.
Eclesiastes, ou o pregador.
Cantica, ou Cânticos de Salomão.
Quatro Profetas maior.
Doze Profetas a menos.

Todos os livros do Novo Testamento, como são comumente recebidos, nós recebemos, e conta-lhes canônico.

E os outros livros (como diz Hierome), a Igreja doth ler para exemplo de vida e instrução de costumes, mas ainda não vive isso aplica para estabelecer qualquer doutrina. Tais são os seguintes:

O Terceiro Livro de Esdras.
O Quarto Livro de Esdras.
O Livro de Tobias.
O Livro de Judite.
O resto do livro de Ester.
O Livro da Sabedoria.
Jesus, o Filho de Sirach.
Baruque, o Profeta.
A Canção dos três filhos.
A história de Susanna.
De Bel e do Dragão.
A Oração de Manassés.
O Primeiro Livro dos Macabeus.
O segundo livro de Macabeus.

Artigo VII

Do Antigo Testamento

O Antigo Testamento não é contrário ao Novo; tanto no Antigo e Novo Testamento a vida eterna é oferecida à humanidade por Cristo, que é o único mediador entre Deus eo homem, sendo Deus e homem. Por isso não há de ser ouvida que pretendem que os antigos pais tinha em vista somente promessas transitórias. Embora a lei dada por Deus a Moisés, como tocar cerimônias e ritos, não obrigue os cristãos, nem os seus preceitos civis deveriam da necessidade de ser recebido em qualquer comunidade, ainda, não obstante, não há cristão algum que esteja isento, da obediência os mandamentos que são chamados de moral.

Artigo VIII

Dos três credos

Os três credos, Credo de Nicéia, 'Creed, eo que é comumente chamado dos Apóstolos Atanásio Credo, deve cuidadosamente para ser recebido e acreditou, porque pode ser provado pela maioria dos mandados de certas da Escritura Sagrada.

Artigos IX a XVIII: religião pessoal

Artigo IX

Do pecado original ou Nascimento

O pecado original não se detém no seguinte de Adão (como os pelagianos que vão falar), mas é a falta e corrupção da natureza de todo homem gerado naturalmente da semente de Adão, pelo qual o homem está muito longe da retidão original , e é de sua própria natureza inclinado ao mal, para que a carne sempre cobiça contra o Espírito, e, portanto, em cada pessoa que nasce neste mundo merece a ira ea condenação de Deus. E esta infecção da natureza doth permanecer, sim, naqueles que são regenerados, pela qual a concupiscência da carne, chamada em grego sarkos phronema (que alguns se expor a sabedoria, alguns sensualidade, alguns o carinho, alguns o desejo da carne) , não está sujeita à lei de Deus. E, embora não há condenação para os que crêem e são batizados, contudo o Apóstolo confessa que a concupiscência e luxúria têm em si a natureza do pecado.

Artigo X

Do livre-arbítrio

A condição do homem depois da queda de Adão é tal que ele não pode se transformar e preparar-se, por sua própria força natural e boas obras, para a fé ea comunhão com Deus. Por isso não temos o poder de fazer boas obras agradáveis ​​e aceitáveis ​​a Deus, sem a graça de Deus por Cristo que nos impede que possamos ter uma boa vontade, e trabalhar conosco quando temos essa boa vontade.

Artigo XI

Da justificação do homem

Somos considerados justos diante de Deus, somente pelo mérito de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo pela fé, e não por nossas próprias obras ou merecimentos. Por isso que somos justificados somente pela fé é uma doutrina mais salutares, e muito cheia de conforto, como mais amplamente expressa na Homilia da Justificação.

Artigo XII

De Boas Obras

Apesar de que as boas obras, que são os frutos da fé e seguem a justificação, não pode colocar os nossos pecados e suportar a severidade do juízo de Deus, mas eles são agradáveis ​​e aceitáveis ​​a Deus em Cristo, e brotam necessariamente de uma verdadeira e viva fé, de modo que por eles uma fé viva pode ser tão evidentemente conhecida como uma árvore se julga pelo fruto.

Artigo XIII

De Obras antes da justificação

Obras feitas antes da graça de Cristo e da inspiração de Seu Espírito, não são agradáveis ​​a Deus, porquanto não brotar da fé em Jesus Cristo, nem eles fazem os homens reúnem-se para receber a graça, ou (como os autores da escola dizem) merecem graça de congruência: sim, sim para que eles não são feitas como Deus quis e ordenou-lhes que ser feito, não temos dúvida, mas eles têm a natureza do pecado.

Artigo XIV

De obras de supererrogação

Além de trabalhos voluntários, acima, os mandamentos de Deus, que eles chamam de obras de supererrogação, não pode ser ensinado sem arrogância e impiedade. Por eles homens que declaram que não apenas prestar a Deus, tanto quanto eles são obrigados a fazer, mas o que eles fazem mais por amor do que da obrigação é exigida: Considerando que Cristo diz claramente: Quando tiverdes feito tudo o que são ordenado a você, diga: Somos servos inúteis.

Artigo XV

De Cristo sem pecado

Cristo na verdade de nossa natureza foi feito semelhante a nós em tudo, exceto o pecado somente, a partir do qual foi totalmente isento, tanto na sua carne e em seu espírito. Ele veio para ser o Cordeiro sem mancha, que pelo sacrifício de si mesmo, uma vez feita, deve tirar os pecados do mundo, e pelo pecado, como diz S. João, não estava nele. Mas tudo o que o resto, embora batizado e nascer de novo em Cristo, ainda pecamos em muitas coisas: e, se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, ea verdade não está em nós.

Artigo XVI

Do pecado depois do Batismo

Nem todo pecado mortal voluntariamente cometido depois do Batismo é pecado contra o Espírito Santo, e irremissível. Portanto a concessão de arrependimento não é para ser negada, como a queda no pecado depois do Batismo. Depois de termos recebido o Espírito Santo, podemos apartar-nos da graça concedida e cair em pecado, e pela graça de Deus levantar-nos de novo e emendar nossas vidas. E, portanto, eles estão a ser condenado, o que dizer, eles não podem mais pecar enquanto aqui vivem, ou negar o lugar de perdão às pessoas verdadeiramente arrependidas.

Artigo XVII

Da Predestinação e Eleição

Predestinação para a vida é o propósito eterno de Deus, pelo qual, antes da fundação do mundo se, Ele tem constantemente decretado por seu conselho para nós, para livrar da maldição e condenação os que elegeu em Cristo fora da humanidade, e conduzi-los por Cristo à salvação eterna, como vasos feitos para a honra. Por isso os que se acham dotados de um tão excelente benefício de Deus ser chamado de acordo com o propósito de Deus pelo Seu Espírito que opera no tempo devido, eles pela graça obedecem à vocação; que ser justificados gratuitamente, eles se tornaram filhos de Deus por adoção; que ser feita como a imagem de Seu Unigênito Filho Jesus Cristo; eles caminham religiosamente nas boas obras, e finalmente pela misericórdia de Deus que alcançar a felicidade eterna.

Como a pia consideração da Predestinação e da nossa Eleição em Cristo é cheia de conforto doce, agradável, e indizível para as pessoas devotas e os que sentem em si mesmos a operação do Espírito de Cristo, mortificando as obras da carne e seus membros terrenos e desenho a sua mente para coisas altas e celestiais, bem porque Acaso grandemente estabelecer e confirmar sua fé da salvação eterna para ser apreciado através de Cristo, como porque veemente acende o seu amor para com Deus: assim para as pessoas curiosas e carnais, destituídas do Espírito de Cristo, para ter sempre diante de seus olhos a sentença da Predestinação de Deus é uma queda mais perigoso, em que o diabo Acaso os lançou quer em desespero ou em wretchlessness de vida mais impura não menos perigosa que o desespero.

Além disso, devemos receber as promessas de Deus de tal modo que eles sejam geralmente estabelecidos na Sagrada Escritura, e em nossas obras que a vontade de Deus é para ser seguido que temos expressamente declarado a nós na palavra de Deus.

Artigo XVIII

De obter a salvação eterna apenas pelo nome de Cristo

Eles também estão a ser maldito tinha que se atrevem a dizer que todo homem deve ser salvo pela lei ou seita que ele professeth, de modo que ele seja diligente para enquadrar a sua vida de acordo com a lei e que a luz da natureza. Para Sagrada Escritura Acaso estabelecido para nós apenas o nome de Jesus Cristo, segundo a qual os homens devem ser salvos.

Artigos XIX XXXI: Religião Corporativa

Artigo XIX

Da Igreja

A Igreja visível de Cristo é uma congregação de fiéis, na qual a pura palavra de Deus é pregada e os sacramentos devidamente ministrado de acordo com a portaria de Cristo em todas as coisas que necessariamente se requerem para o mesmo. Como a Igreja de Jerusalém, Alexandria e Antioquia erraram, assim também a Igreja de Roma errou, não só na sua vida e maneira de cerimônias, mas também em questões de fé.

Artigo XX

Da Autoridade da Igreja

A Igreja tem poder de decretar Ritos ou Cerimônias e autoridade nas controvérsias da fé, e ainda não é lícito à Igreja ordenar coisa alguma contrária à Palavra de Deus escrita, não pode também expor um lugar da Escritura, que repugne a outro . Portanto, apesar de a Igreja ser uma testemunha e um guardião da Sagrada Escritura: ainda, que não deve nada decreto contra o mesmo, para além de o mesmo não deve impor nada a ser acreditado para a necessidade de salvação.

Artigo XXI

Da autoridade dos Conselhos Gerais

Conselhos gerais não podem ser reunidos sem o mandamento ea vontade de Príncipes. E quando eles se reuniram, porquanto ser uma assembléia de homens, que tudo não ser governado com o Espírito ea Palavra de Deus, eles podem errar e muitas vezes têm errado, mesmo nas coisas concernentes a Deus. Portanto as coisas ordenadas por eles como necessário para a salvação não têm nem força nem autoridade, a menos que ele pode ser declarado que eles sejam retirados da Sagrada Escritura.

Artigo XXII

Do Purgatório

A doutrina romana sobre Pugatory, Perdões, culto e adoração, assim de imagens como de Relíquias, e também invocação de Santo, é uma coisa que gostava vão inventado, e não fundamentada na garantia da Escritura, mas ao contrário repugna à palavra de Deus.

Artigo XXIII

De Ministrando na Congregação

Não é lícito ao homem para tomar sobre si o cargo de pregação pública ou ministrar os sacramentos na congregação, antes que seja legalmente chamado e enviado para executar o mesmo. E devemos julgar por legalmente chamados e enviados, que serão escolhidos e chamados para esta obra pelos homens que têm autoridade pública dada a eles na congregação para chamar e enviar ministros na vinha do Senhor.

Artigo XXIV

De falar na Congregação em tal língua como o povo entenda

É uma coisa simplesmente repugnante à Palavra de Deus e ao costume da Igreja primitiva, para a oração pública da Igreja, ou ministrar os sacramentos não em língua understanded das pessoas.

Artigo XXV

Dos Sacramentos

Sacramentos instituídos por Cristo ser não só emblemas ou indícios da profissão dos Cristãos, mas sim que eles testemunhos certos e firmes e sinais eficazes da graça e da boa vontade de Deus para nós, pelo que Ele opera invisivelmente em nós, e não só vivifica, mas também fortalece e confirma a nossa fé nEle.

Há dois Sacramentos instituídos por Cristo nosso Senhor no Evangelho, isto é, o Batismo ea Ceia do Senhor.

Aqueles cinco, comumente chamado de Sacramentos, isto é, a Penitência, Confirmação, Ordens, Matrimônio e Extrema Unção, não devem ser contados para os Sacramentos do Evangelho, sendo, como tem crescido em parte do seguinte corruptos dos Apóstolos, em parte são estados de vida permitidos nas Escrituras, mas ainda não têm a natureza como dos Sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, para que eles não têm qualquer sinal visível ou cerimônia instituída por Deus.

Os Sacramentos não foram instituídos por Cristo para servirem de espetáculo ou a realização de cerca, mas que devemos usá-los devidamente. E só nas pessoas que dignamente receber o mesmo, eles têm um saudável efeito ou operação, mas os que os recebem indignamente, comprar para si mesmos a condenação, como diz S. Paulo.

Artigo XXVI

Da indignidade dos ministros, o que dificulta não o efeito dos Sacramentos

Embora na Igreja visível o mal estar sempre misturado com o bem, e às vezes o mal tem a principal autoridade no ministério da palavra e dos sacramentos, ainda porquanto eles não fazer o mesmo em seu próprio nome, mas no de Cristo, e fazer-ministro Sua comissão e por autoridade, podemos usar do seu ministério, tanto em ouvir a palavra de Deus e na recepção dos sacramentos. Nem o efeito da ordenança de Cristo é tirado pela sua iniqüidade, nem a graça dos dons de Deus diminuiu de tal que com fé e devidamente recebem os Sacramentos, para eles, os quais são eficazes por causa da instituição e promessa de Cristo, apesar de serem administrados por homens maus.

No entanto, caberá à disciplina da Igreja que o inquérito seja feito de mal ministros, e que eles possam ser acusado por aqueles que têm conhecimento de seus crimes e, finalmente, ser considerado culpado por apenas juízo, ser deposto.

Artigo XXVII

Do Batismo

Batismo não é apenas um sinal de profissão e marca de diferença em que os cristãos se distinguem de outros que não ser batizado, mas é também um sinal de regeneração ou novo nascimento, pelo qual, como por instrumento, os que recebem o batismo justamente são enxertados em Igreja; as promessas do perdão dos pecados, e da nossa adoção como filhos de Deus, pelo Espírito Santo são visivelmente assinado e selado, a fé é confirmada, ea graça aumentada por virtude da oração a Deus. O batismo de crianças é de forma alguma para ser mantido na Igreja como mais agradável com a instituição de Cristo.

Artigo XXVIII

Da Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor não é apenas um sinal do amor que os cristãos devem ter entre si, um para o outro, mas sim que é um sacramento da nossa redenção pela morte de Cristo de sorte que para os que devida e dignamente, e com fé receber o mesmo, o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo, e também o cálice de bênção é uma participação no sangue de Cristo.

Transubstanciação (ou mudança da substância do pão e do vinho) na Ceia do Senhor, não pode ser provado por Sagrada Escritura, mas é repugnante para as palavras terminantes da Escritura, subverte a natureza de Sacramento e tem dado ocasião para muitos superstições.

O corpo de Cristo é dado, tomado, e comido na Ceia, somente dum modo celeste e espiritual. E o meio pelo qual o corpo de Cristo é recebido e comido na Ceia é a fé

O Sacramento da Ceia do Senhor não foi pela ordenança de Cristo reservado, levadas, levantou-se, ou adoravam.

Artigo XXIX

Dos ímpios que não comer o corpo de Cristo, no uso da Ceia do Senhor

Os maus e como ser vazio de uma fé viva, embora eles carnal e visivelmente comprimam com os dentes (como S. Agostinho diz) o sacramento do corpo e sangue de Cristo, mas de nenhum modo eles são participantes de Cristo, mas sim a sua condenação comem e bebem o sinal ou sacramento de uma coisa tão importante.

Artigo XXX

De ambos os tipos

A Copa do Senhor não está a ser negado aos leigos, porque ambas as partes do Sacramento do Senhor, por portaria e mandamento de Cristo, deveria ser ministrado a todos os cristãos igualmente.

Artigo XXXI

Da oblação de Cristo terminou na cruz

A oferta de Cristo, uma vez feita é a perfeita redenção, propiciação e satisfação por todos os pecados de todo o mundo, tanto originais como atuais, e não há nenhuma outra satisfação pelo pecado, mas que por si só. Portanto os sacrifícios das missas, na qual foi comum dizer que os sacerdotes que oferecer Cristo para os vivos e os mortos para ter remissão de pena ou culpa, são fábulas blasfemas e enganos perigosos.

XXXII artigos para XXXIX: Diversos

Artigo XXXII

Do casamento dos padres

Bispos, sacerdotes, diáconos e não são comandados por leis de Deus, quer para o voto do espólio de vida de solteiro ou de se abster de casamento. Portanto, é lícito também para eles, como para todos os outros homens cristãos, para casar a seu próprio critério, uma vez que julgará o mesmo para melhor servir à piedade.

Artigo XXXIII

De excomungados, como eles devem ser evitados

Que as pessoas que por denúncia pública da Igreja for justamente cortados da unidade da Igreja e excomungados, devem ser tomados de toda a multidão dos fiéis como um pagão e publicano, até que seja mediante penitência recebido nas Igreja por um juiz que tem à mesma autoridade.

Artigo XXXIV

Das tradições da Igreja

Não é necessário que as tradições e cerimônias estar em todos os lugares um ou totalmente iguais, pois em todos os tempos têm sido diversas, e podem ser alteradas de acordo com a diversidade dos países, tempos e costumes dos homens, de modo que nada seja ordenado contra Deus palavra.

Todo aquele que por seu julgamento pessoal de bom grado e propositadamente quebrar manifestamente as tradições e cerimônias da Igreja, que não sejam contrárias à Palavra de Deus, e ser ordenados e aprovados pela autoridade comum, deve ser repreendido abertamente que outros temam fazer o mesmo , como quem ofende ordem comum da Igreja, e prejudicá a autoridade do magistrado, e fere a consciência dos irmãos débeis.

Cada Igreja particular ou nacional tem autoridade para ordenar, mudar e abolir as cerimônias ou ritos da Igreja, instituídos unicamente pela autoridade do homem, para que tudo seja feito para edificação.

Artigo XXXV

Das Homilias

O Segundo Livro de Homilias, a vários títulos, temos que aderiram ao abrigo do presente artigo, doth contêm uma doutrina pia, saudável e necessária para estes tempos, como o Livro doth ex-Homilias que foram estabelecidos no tempo de Eduardo VI, e portanto julgamos que devem ser lidas nas Igrejas pelos ministros diligente e distintamente, que sejam entendidas do povo.

Dos nomes das Homilias

  1. Do uso correto da Igreja
  2. Contra o perigo da idolatria
  3. Da reparação e manutenção de Igrejas limpo
  4. De boas obras: primeiro jejum
  5. Contra a gula e embriaguez
  6. Contra o excesso de Vestuário
  7. De Oração
  8. Do lugar e tempo de Oração
  9. Isso Orações e Sacramentos deve ser ministrado em uma língua conhecida.
  10. Da estimativa reverendo da Palavra de Deus
  11. De esmolas-fazer
  12. Da Natividade de Cristo
  13. Da Paixão de Cristo
  14. Da Ressurreição de Cristo
  15. Da digna recepção do Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo
  16. Dos Dons do Espírito Santo
  17. Para os rogação dias
  18. Do Estado do Matrimônio
  19. Do Arrependimento
  20. Contra a ociosidade
  21. Rebelião contra

Artigo XXXVI

Consagração dos Bispos e dos ministros

O Livro de Consagração de Arcebispos e Bispos e ordenação de sacerdotes e diáconos, ultimamente estabelecido no tempo de Eduardo, sexta e confirmou, ao mesmo tempo pela autoridade do Parlamento doth contêm todas as coisas necessárias para tal consagração e ordenação, nem o tem qualquer coisa que de si é supersticioso ou ímpios.

E por isso, quem está consagrada ou ordenados de acordo com os ritos de que o livro, desde o segundo ano do rei Edward, até agora, ou daqui por diante serão consagrados ou ordenados de acordo com os mesmos ritos, estamos decreto todos esses ser justamente, ordeiro e legalmente consagrados ou ordenados.

Artigo XXXVII

Dos Magistrados Civil

Majestade, a Rainha tem o chefe do poder neste reino da Inglaterra e de outros seus domínios, a quem o chefe do governo de todos os estados deste reino, sejam eles eclesiástica ou civil, em todas as causas doth appertain, e não é nem deveria ser assunto a qualquer jurisdição estrangeira.

Onde nós atribuímos a Majestade, a Rainha do chefe do governo, pelo qual títulos que entender a mente de algumas pessoas caluniosas a ser ofendido, nós não damos a nossos príncipes do ministério ou da palavra de Deus ou dos sacramentos, a coisa que as liminares ultimamente também definir adiante por nossa rainha Elizabeth Acaso mais claramente testemunhar: mas apenas prerrogativa que vemos ter sido dada sempre a todos os príncipes piedosos na Sagradas Escrituras pelo próprio Deus, isto é, que eles deveriam governar todos os estados e graus comprometidos com seu cargo por Deus , sejam eles temporal, e conter com a espada civil do teimoso e malfeitores.

O Bispo de Roma não tem jurisdição neste reino da Inglaterra.

As leis do reino pode punir os homens cristãos com a morte para crimes hediondos e doloroso.

É lícito para os cristãos no mandamento do Magistrado a usar armas e servir nas guerras.

Artigo XXXVIII

De que os homens cristãos é bom não são comuns

As riquezas e bens dos cristãos não são comuns, como tocar o direito, título e posse do mesmo, como certos anabatistas falsamente apregoam; não obstante todo homem deveria de coisas como ele possuía poder liberal para dar esmolas aos pobres, de acordo com sua capacidade.

Artigo XXXIX

Juramento de um homem cristão

À medida que confessar que juramento vão e precipitado é proibido homens cristãos por nosso Senhor Jesus Cristo, por isso julgamos que a religião cristã não vos proibir, mas que um homem pode jurar quando o requireth magistrado em causa de fé e caridade, para ser feito de acordo para o ensino do Profeta em justiça, a verdade, julgamento e.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O caráter do crente: Visão